O Grupo Panini

O Grupo Panini: História e Experiência  

A Panini foi fundada em 1961 com o lançamento da primeira coleção do Campeonato Italiano de Futebol (Calciatori). Em 1945, os nossos fundadores, os irmãos Panini, abriram um quiosque perto da catedral de Modena e em 1954 fundaram a Panini Brothers, empresa de distribuição de jornais.

A empresa permaneceu nas mãos da família até alcançar uma faturação anual, de cerca, de 100 milhões de dólares.

Em 1988 a empresa foi vendida ao grupo Maxwell, que entabulou uma série de mudanças administrativas e colocou a direção da empresa em mãos estrangeiras. Após anos de instabilidade financeira, em 1992 a Panini foi comprada por Bain Galo Cuneo e De Agostini. Dois anos de boa gestão foram suficientes para devolver à empresa o seu antigo esplendor. A Panini juntou-se à Marvel Entertainment Group, que manteve a mesma equipa, gerida por Aldo H.Sallustro. A sede da empresa permaneceu em Itália. 

A 8 de Outubro de 1999 a Panini foi comprada pelo grupo italiano Fineldo Spa, Sociedade Financeira de Vitório Merloni, juntamente com o corpo directivo da empresa. O grupo Fineldo está envolvido na fabricação de vários produtos de consumo e actividades financeiras.  

Em 2000 o Grupo Panini fechou um acordo para aquisição da parte maioritária das ações de "DigitalSoccer Project", que desenvolve revolucionários softwares no setor do desporto. Também, a Panini, adquiriu em França a "World Foot Center" empresa que opera no setor do merchandising, distribuição e promoções no mundo do futebol. Neste mesmo período, o Grupo Panini cedeu a sua atividade de produção de papel autocolante, representada pela Divisão Adespan, à Avery Dennison, empresa líder mundial neste setor. 

O Grupo Panini, com sede em Modena, Itália, é o líder mundial no setor de colecionáveis e trading cards. A empresa multinacional é uma das principais editoras de revistas, livros infantis, comics, manga e graphic novels, na Europa e na América Latina sendo também, o principal distribuidor de outros produtos em Itália, França e Espanha.  Por outro lado, a Panini está também envolvida em muitos e importantes programas de multimédia. Em 2016 a faturação do Grupo Panini ultrapassou os 631 milhões de euros, comercializando os seus produtos em mais de 120 países, apoiada por 12 filiais e com mais de 1000 colaboradores.

Para mais informação: www.paninigroup.com