A Panini imprime intencionalmente cromos de edição limitada ou raros?

Não. Todas as coleções  são compostas por um número de cromos impressos, em uma ou duas folhas  de impressão que, por sua vez, contém um cromo de cada, sendo impressos na mesma quantidade em quantidades rigorosamente iguais.

Quando foram introduzidos os cromos autocolantes?

Os cromos autocolantes foram introduzidos na coleção Calciatori 1971-72. Originalmente, os cromos eram feitos de cartão fino e os colecionadores tinham que recorrer a cola para os colarem na caderneta. No final da década de 60 "celline" - pequenos autocolantes triangulares de dupla face - foram anexados à parte de trás dos cromos, para que estes pudessem ser colados à caderneta sem ser necessário o uso de cola.

Porque razão a versão original do jogador a fazer um pontapé de bicicleta, tem uma camisola vermelha, calções brancos e meias pretas com detalhes amarelos?

Para não se confundir com nenhum outro  jogador italiano em particular e, assim, poder representar todos os jogadores em geral.

Que jogador foi colocado na capa da primeira edição do Calciatori?

O jogador Sueco Nils Liedholm, que na altura jogava pelo AC Milan e fez parte do legendário trio  de avançados, conhecido por "Gre-No-Li" (juntamente com Gren e Nordhal).

Quantas saquetas de cromos produz anualmente a Panini?

Em média, a Panini produz 1 bilião de saquetas por ano, nas últimas épocas. O equivalente a 6 biliões de cromos!

Quantas saquetas foram vendidas na primeira coleção Calciatori?

3 milhões, que cresceram para 15 milhões no ano seguinte, e  para 29 milhões no ano conseguinte.

Quem inventou as coleções Panini?

Giuseppe Panini, fundou a empresa em 1961, tendo anteriormente gerido a Agência Distribuidora de Jornais Panini Brothers (1955). Com o seu irmão Benito iniciaram o negócio, tendo os outros irmãos, Umberto e Franco, ingressado na empresa em 1963. Giuseppe Panini faleceu em 18 de Outubro de 1996, aos 71 anos de idade.

Quando nasceram os cromos/cards?

Os primeiros cromos/cards, de que existe registo, fizeram parte da série editada pela Litografia Bognard de Paris em 1867, para ilustrar os pavilhões da Feira Mundial de Comércio desse ano. Foram seguidos pela Marquis of Lorne em cartões de cigarros, ou seja, as imagens dos cartões utilizadas, a partir de 1879, para reforçar os maços de cigarros da mesma marca.

O que é "fifimatic"?

É a máquina de empacotamento automático inventada por Umberto Panini: reúne os cromos (a quantidade depende do pedido) e empacota-os. Depois, a máquina introduz as saquetas de cromos nas caixas.

Em que ano a Panini começou a publicar “L’Almanacco Illustrato del Calcio Italiano” (O Guia Ilustrado para o Futebol Italiano)?

Em 1970, este título, sob a direção de Luigi Scarambone, foi adquirido da editora Carcan Carcano. Antes disso, o guia era publicado por Rizzoli e escrito por Leone Boccali (o lendário jornalista desportivo que o criou em 1939) e De Vecchi.

Porque é o logo da Panini um cavaleiro?

Porque Giuseppe Panini, que adorava enigmas e quebra-cabeças, inventou as suas próprias palavras cruzadas sobre o  pseudónimo  de "O Cavaleiro". Na década de 70, existia também uma revista para os colecionadores de cromos da Panini  intitulada de "Pipino O Cavaleiro" (Pipino representava Giuseppe).

Qual foi a primeira coleção de cromos, que não Calciatori, feita pela Panini?

"Aerei e Missili" (Aviões e Mísseis) em 1965, seguida de "Animali di tutto il mondo" (Animais de todo o mundo).

Qual foi o primeiro cromo Panini a ser impresso?

Uma imagem de Bruno Bolchi, defesa e capitão do Inter de Milão

Quanto custava a primeira saqueta Calciatori?

10 liras (à volta de 0,5 Euros), e continha apenas 2 cromos.

O que é "Il feroce saladino"?

Foi um cromo promocional impresso em 1937 para Perugina - uma empresa de chocolates italiana - que, devido a um erro de distribuição, tornou-se muito raro em muitas zonas de Itália, e por isso, atingiu um valor incrível nessa altura. 

Quando foram introduzidas as legendas multilingue pela primeira vez?

Em 1970, para o Campeonato do Mundo no México; esta foi também a primeira vez que uma caderneta de cromos foi vendida e comercializada a nível internacional.

Qual foi o primeiro cromo publicado para o Campeonato do Mundo de Futebol?

"México 70". Esta caderneta coincidiu com o final da edição do Campeonato do Mundo, onde a equipa vencedora foi presenteada com o histórico Troféu Jule Rimet Trophy. Substituído em 1974 pelo atual Campeonato do Mundo da FIFA.

O que representa o jogador a fazer um pontapé de bicicleta - o símbolo da Panini Calcitori?

É um pontapé de bicicleta de Carlo Parola da Juventus.